Teco Padaratz

Natural de Blumenau, Santa Catarina, morou em Balneário Camboriú onde iniciou a sua carreira. Aos 14 anos de idade conheceu o shaper e surfista Avelino Bastos que se ofereceu para ser seu shaper, coach e empresário, pois acreditou no seu potencial. Aos 16 anos, após combinado com Avelino, foi morar e estudar nos Estados Unidos por um ano, com intuito de aprender inglês e competir no cenário americano do surf. Com 17 anos decidiu se mudar para Florianópolis onde se tornou profissional do surf, desde então nunca mais parou.

          Iniciou no circuito mundial de surf profissional em 1988. O litoral catarinense serviu de porto seguro e local de aperfeiçoamento para que ele conseguisse deixar sua marca nos circuitos mundiais e na história do surf brasileiro.  

          As suas principais conquistas foram o 1º lugar no Alternativa Surf Masters na Barra (RJ) em 1991, o 1º Lugar em Hossegor Pro na França em 1994 em uma final inesquecível contra o Kelly Slater e 2 campeonatos dos Circuitos WQS, em 1992 e o outro em 1999, onde se tornou bicampeão mundial. Foi vice-campeão no ISA Games em 2004 no Equador.

          Durante 12 anos foi membro da comissão de atletas da antiga Associação Mundial dos Surfistas Profissionais (ASP). É o único surfista, junto com o americano Kelly Slater, que foi 11 vezes campeão do mundo, a receber o prêmio de “serviço ao esporte” da antiga ASP. Prêmio esse dado as pessoas que mais colaboraram diretamente para a evolução do Esporte, após assumir a licença para a etapa Brasileira da elite do surf mundial, e salvar a realização desta etapa no ano de 2003.

          Foi responsável pela licença de realização e comercialização desta etapa brasileira do mundial WSL por mais15 anos, após este episódio.

          É autor do livro “Buscando seu 100%”, publicado pela editora Gaia, do grupo Global Editoras, e atua no ramo de palestras para empresas e instituições de ensino há 20 anos.

          Atuou e atua nos veículos de comunicação como apresentador e comentarista há mais de 20 anos. Ex: TVs Band, Globo, Sportv, RBS, NSC e na maioria dos sites de transmissão de surf que existem. Foi ator na série Juacas, do Disney Channel, onde interpretou o personagem Cesinha. Trabalhou nas transmissões dos eventos de surf (web-cast). Apresentador no programa Toque do Teco na Rádio Atlântica FM.

          Eleito presidente da Confederação Brasileira de Surf em fevereiro de 2022, e seu mandato vai até 2024, onde terá a chance de ser reeleito, por mais uma vez. É Cidadão honorário de 4 municípios no Estado de Santa Catarina. Eles são, Florianópolis, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul e Imbituba.

Detalhes do Palestrante
    Detalhes do Palestrante